Seagri vai entregar mais de 20 maquinários agrícolas para o fortalecimento da agricultura na região de Ji-Paraná

09/06/2021 09:20

O repasse dos bens foi possível através de convênios celebrados entre a Secretaria e prefeituras, por intermédio do Programa Calha Norte.
Quinta-Feira, 03 de Junho de 2021 - 11:40

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), fará a entrega de 22 maquinários agrícolas nesta sexta-feira (4), às 10h, na sede regional, em Ji-Paraná, contemplando 18 municípios: Alvorada do Oeste, Buritis, Chupinguaia, Espigão D’Oeste, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Ministro Andreazza, Nova União, Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia, Rolim de Moura, Seringueiras, São Miguel do Guaporé, São Francisco do Guaporé, Santa Luzia, São Felipe e Vale do Anari.

O repasse dos bens foi possível através de convênios celebrados entre a Secretaria e prefeituras, por intermédio do Programa Calha Norte. Os maquinários estão avaliados em R$ 7.513.000 (sete milhões, quinhentos e treze mil reais). Esta é a ampliação de metas dos recursos repassados pelo Ministério da Defesa, através do programa do Governo Federal e, também, fruto de articulações junto à bancada federal.

Os caminhões vão contribuir com o escoamento da produção de alimentos básicos, pois os produtos produzidos pelos pequenos produtores terão aparato mínimo de suporte para transporte dos alimentos no Estado, sendo que o segmento da Agricultura Familiar, representado pelos pequenos agricultores, é responsável pela quase totalidade da produção de alimentos básicos em Rondônia.

As pás carregadeiras que também serão entregues, contribuirão para a abertura, recuperação e conservação de estradas vicinais, recuperando a trafegabilidade que é tão necessária para facilitar o escoamento da produção rural, a construção de açudes e pequenas barragens. A retroescavadeira será utilizada para recuperação e melhorias de estradas vicinais, pois oferecem maior capacidade nos serviços de escavação, abertura de valetas, aterramento e movimentação da terra e também nos serviços de terraplanagem nas propriedades rurais e estradas vicinais dos municípios.

O secretário da Seagri, Evandro Padovani, explica que este é o último lote do montante de mais de 1.800 equipamentos adquiridos com recurso do programa Calha Norte. Em 2017, iniciaram as tratativas para o repasse dos bens, sendo entregues a partir de 2018, totalizando em 1.500 (mil e quinhentos) equipamentos entregues. Nesta gestão, mais de 340 (trezentos e quarenta) equipamentos foram entregues, finalizando agora, com o último lote.

“Ao todo são R$ 150 milhões (cento e cinquenta milhões de reais), recurso oriundo do Calha Norte, pelo Ministério da Defesa e emendas de bancada, que o Governo está finalizando a entrega. Isto vai incrementar ainda mais as equipes das prefeituras para melhoria das estradas rurais vicinais e escoamento de produção”, complementa Padovani.

A Seagri encaminhou o convite aos respectivos prefeitos dos municípios contemplados para participarem do ato solene de entrega dos bens.

 

Fonte - 010 - SECOM - GOV/RO

Voltar

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!