Internet das Coisas (IoT)

19/02/2021 20:58

O conceito de Internet das Coisas (IoT) não é exatamente uma novidade. Uma grande diversidade de “coisas” conectadas à rede já faz parte do cotidiano de muita gente. Desde automação com controle remoto (remoto de verdade!), até a contratação de um motorista via aplicativo.

Mas o fato é que as empresas ainda podem descobrir e lançar mão das vantagens da IoT. No âmbito corporativo, ela proporciona mais segurança e eficiência nos processos, além de favorecer uma tomada de decisão mais assertiva, conforme um grande volume de dados é reunido e analisado.

Assim, ela auxilia, por exemplo, na redução de custos, implicando no aumento da rentabilidade. A manutenção preditiva é um exemplo de processo que pode ser potencializado e sofrer melhora no custo-benefício com o emprego de dispositivos conectados.

Além disso, também podemos citar avanços em equipamentos médicos, no atendimento ao cliente, etc. Desta forma, o que falta para as empresas desfrutarem do mundo da IoT são profissionais de TI qualificados para prestar a consultoria neste setor.

As habilidades básicas compreendem desde os vários aspectos de segurança em IoT, conhecimentos de automação, análise de dados, computação em nuvem, sistemas embarcados, até o entendimento dos meios de operação de diversos equipamentos.

Afinal de contas, estamos falando da Internet das Coisas, e as tais “coisas” estão aí em grande quantidade e diversidade. Por isso, as habilidades necessárias para atuar no segmento também são. Assim, esta pode ser uma boa hora para buscar especialização neste mercado, o que pode ser um grande diferencial na sua carreira.

FONTE: https://blog.diferencialti.com.br/novidades-ti-2019/

Voltar

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!